Cursos formam os Jovens no Dia Nacional da Juventude
- laykamila
- 30 de nov. de 2014
- 2 min de leitura
A programação do DNJ 2014 conta com uma variedade de atividades voltadas para o público, entre elas estão os cursos formativos. Buscando evangelizar os jovens através da exposição e debates de temas atuais e relevantes à faixa etária a qual o evento se destina, são oferecidas quatro formações que acontecem durante todo o dia.

Ministrado pelo padre Waltervan, o curso que aborda temas pertinentes a valorização da vida é recebido com bastante entusiasmo pelos jovens. O religioso aborda, primeiramente, a diferença que existe entre a moral católica e a moral da sociedade para que, com base nesses diferentes conceitos, seja possível discutir temas mais atuais como questão de bioética e alguns pontos ligados ao aborto e sexualidade. “É importante que nós (católicos) tenhamos conhecimento do que a Igreja afirma e reflete sobre tais assuntos para que possamos discutir e opinar embasados nos fundamentos da nossa fé”, ressalta o padre.

Outro curso que também ocorreu durante a manhã de formação foi sobre a juventude, escravidão e dignidade humana, coordenado por Bruno Conceição, secretário regional da Pastoral da Juventude (PJ) – Regional Nordeste 3. Com a abordagem de tais temáticas, o membro da PJ fez um paralelo com o tema da Campanha da Fraternidade deste ano, o tráfico humano. “É necessário que haja uma reflexão sobre como os jovens se organizam e como a sociedade olha para isso para que se possa discutir sobre assuntos mais específicos, como a redução da maioridade penal, a escravidão e o trafico humano. Espero que o nosso diálogo sirva para despertar o interesse e mobilização da juventude católica e que não fiquemos passivos mediante tais temas”, explica Bruno.
Dando continuidade aos cursos, a tarde formativa começa com uma reflexão sobre razão e fé, duas vertentes que, na maioria das vezes e erroneamente, são colocadas como opostas. “Sem razão, a nossa crença passa a ser somente algo sentimental. Já quando o contrário acontece, a busca pela descoberta de algo se torna vazia, não se chega a Verdade. Para que haja uma religiosidade mais sólida se faz necessário que a fé e a razão se tornem aliadas e não tidas como excludentes uma da outra”, explica o Frei Narciso, palestrante e membro da fraternidade O Caminho.

Um dos cursos mais procurados pelos jovens é o que reflete sobre namoro e sexualidade, ministrado por Gleise Passos e Diego, casados e membros da comunidade Shalom. O jovem itabaianense Iuri Acksel, participante do movimento Coração de Cristo, é um dos que buscaram a formação para reflexão. “O testemunho do casal foi algo que me marcou muito. Através deles, vi que é possível sim viver a castidade e ter um namoro santo. Espero que mais formações assim aconteçam”, pontua Iuri.
Por Jovem Comunicador
Setor Juventude da Arquidiocese de Aracaju
留言